segunda-feira, 25 de novembro de 2013

Algumas palavras são desnecessárias na produção de um texto, porque não acrescentam nada de relevante ao que se quer comunicar e são fracas de significado. Antes de utilizá-las, leia seu texto várias vezes e veja se podem ser substituídas por outras que enriqueçam sua produção textual.

“Apenas” - Esta palavra serve simplesmente para ocupar espaço e acaba por enfraquecer a sua escrita. Sua remoção não afetará o significado e pode tornar o seu texto mais conciso e objetivo.

“Realmente” - Este vocábulo é uma ênfase utilizada na fala, por isso, em um texto torna-se desnecessária.

“Muito” - Tem o objetivo de dar intensidade às suas opiniões, então, será necessário utilizar argumentos com maior força do que este.

“Talvez” – Demonstra insegurança de quem escreve, pois só expressa dúvida.

“Bastante” – Conforme o contexto é uma palavra vazia de significado, portanto, se tiver dúvida quanto ao uso, evite-a.

”Incrível” - É o mesmo caso da palavra muito, que serve para intensificar uma opinião, logo, se você é quem escreve, não precisa intensificar o próprio argumento.

“Literalmente” – Sempre que você utilizar dados verdadeiros nos textos e de forma contextualizada, não há necessidade de utilizar esta palavra. O único momento que faz sentido utilizar esta expressão é quando você vai esclarecer um significado.


“Coisas” – É uma marca de informalidade, então, não utilize em seu texto, a não ser que este seja altamente informal. Além disso, indica algo causal, genérico e vazio, sem acrescentar informações ao leitor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário