segunda-feira, 25 de novembro de 2013


O texto a seguir apresenta uma série de palavras em destaque. Observe-as e veja se elas têm uma função importante no texto ou se podem ser descartadas, sem prejuízo ao que se pretende comunicar.

Dicas para a produção de um bom texto

 (Autora: Profª Patrícia Lopes de Vargas)



           
              A primeira preocupação que devemos ter ao escrever um texto é para quem estamos escrevendo. Depois, precisamos ter bastante claro qual é o objetivo do texto (narrar um acontecimento ou uma história, dar a opinião sobre determinado assunto, fazer um relato apenas, descrever algo, etc.). Outro aspecto importante é o conhecimento sobre o assunto, a fim de que possamos dizer algo realmente relevante, que desperte o interesse de possíveis leitores.
            Toda a escrita deve passar antes por um planejamento ou rascunho, para que seja aprimorado a cada nova leitura, pois dificilmente um texto ficará com qualidade se não for revisitado várias vezes. Esta revisão permitirá analisar várias coisas como: a seleção de palavras utilizadas, a adequação ao contexto, se não há repetições que empobrecem, se as idéias estão sendo transmitidas de forma clara, objetiva, se não há ambiguidade ou confusões de sentido por causa de uma palavra mal colocada, pontuação adequada, bem como a grafia correta.
            Como se vê, não é tão simples produzir um bom texto, no entanto, qualquer pessoa pode desenvolver a habilidade de se expressar de forma muito satisfatória através da escrita, basta prestar atenção nestes itens mencionados e praticar, pois só escreve bem que treina literalmente. Claro que no caso dos autores, podemos perceber que há um incrível talento para a escrita de textos, além dos cuidados já mencionados. Cada autor desenvolve um estilo próprio dentro do gênero textual que produz e os leitores se identificarão mais com um, menos com outro.
            Outro aspecto importante na produção de um texto de qualidade é a prática da leitura, que tem as funções de informar, entreter, fazer conhecer vocabulário novo, além de internalizar estruturas organizacionais dos diversos textos lidos e as características de seus respectivos gêneros. Se o leitor gosta de um texto claro, conciso, com sentenças curtas e bem estruturadas no parágrafo, talvez passe a observar estes aspectos em suas produções. Leitura e escrita precisam estar de mãos dadas, pois uma complementa a outra.
            No caso das redações escolares, acho importante que os alunos leiam sobre o gênero que necessitam produzir, discutam o assunto, conversem, debatam com o professor suas opiniões, para só depois partirem para o planejamento e a escrita do texto propriamente dita. Estes textos podem ser compartilhados com a comunidade escolar através da divulgação em blog dos alunos, através de um jornal escolar, entre outros meios de comunicação. É fundamental que o professor não seja o único interlocutor sempre. Além disso, a adequação a situação (formal ou informal) também determinará o tipo de linguagem escolhida.
           

            Com estas dicas não tenha receio de por suas idéias no papel ou computador, se preocupe primeiramente com a expressão de suas opiniões, depois você revisa os demais aspectos linguísticos e semânticos. Bom trabalho!

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